quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Rudolph, o Consumidor de Cultura de Nariz Vermelho.




Aqueles que me conhecem sabem que eu não sou o maior consumidor de programação televisiva do mundo. Há 9 anos eu tirei a caixinha colorida de meu quarto, e não sinto falta alguma dela ali.

O fato é que, talvez por isso, eu tenha ignorado a informação que fui ver somente hoje, visitando o blog de Danilo Gentili (que fui conhecer via Twitter), sobre os ganhadores do Prêmio Extra 2008 de Televisão. Algo que foi, inclusive, tema de matéria no CQC (programa do qual o supracitado blogueiro também é repórter). Dezembro de 2008 já passou, mas o fenômeno manipulativo inda vigora.

Não estou aqui p’ra falar mal de coisas como o “Zorra Total” e ufanizar coisas como o “CQC” – não passaria de uma opinião minha. Deixarei que os dados apresentados lhes deem (maldito corretor ortográfico automático do Windows que insiste em querer colocar acentos circunflexos) material para pensar sobre uma “provável” manipulação de informação que anda tão banal na TV brasileira. Um dos motivos, inclusive, de eu ter abandonado meu aparelhinho. Uma das 6 frases que aprendi com um colega que eu devo falar todos os dias, de frente ao espelho, é: "eu não sou palhaço". E a que eu uso diariamente, para mim mesmo, é: "p'ra me atrapalhar, já basta eu".

Deixo abaixo o post ipsis literis do articulista, com todos os "sic" que eu NÃO farei.

E riam p’ra não chorar.


04/12/2008
HOJE TEM MARMELADA?

Se uma premiação é realizada no Rio de Janeiro por um jornal carioca do Grupo o Globo tenho a leve impressão que talvez não é errado alguém desconfiar.
Mas para espantar desconfianças, os organizadores da premiação deixaram a decisão do prêmio na mão do povo, pois no fundo eles sabem que a voz do povo é a voz de Deus e Deus é poderoso o suficiente para mudar tudo, inclusive a voz do povo, principalmente se o deus do nosso povo é justamente o Grupo O Globo. E eu sempre achei que nada nesse mundo tinha mais marmelada do que o início da música do Sítio do Pica-Pau Amarelo.

Confere os dados que o próprio site da premiação forneceu:






Eu estava lá. Anunciaram Maísa, o povo (que vota) ovacionou. Anunciaram Ana Maria Braga, ninguém ligou. A vencedora foi a terceira colocada na votação. Ah sim, só um detalhe: Ana Maria Braga é colunista do jornal Extra.

Na categoria Melhor Humorístico não houve marmelada. O cara que premiou apenas se confundiu e leu a votação em ordem decrescente. Foi um erro técnico apenas e quem levou o prêmio foi o programa de humor inovador e de bom gosto da Rede Globo que estava em último lugar na votação.

Como viram no gráfico para a revelação de 2008 eu perdi o prêmio por um triz! Foram apenas mais de 40% de diferença. Thiago Mendonça, terceiro colocado, ganhou o prêmio por interpretar um homossexual. Conversando com ele notei deve ter sido fácil entrar no papel. Ele fez praticamente na novela o que eu faço na comédia stand-up, interpretou de cara-limpa. Acho que ele merecia o prêmio se interpretasse, por exemplo, o Jece Valadão. Mas se eu olhar por esse lado eu não merecia nem ser indicado, pois cheguei lá interpretando o repórter inexperiente. Um completo idiota.

Somente nesses casos houve uma reviravolta de última hora. Nos outros casos, onde os programas e artistas da Globo estavam em primeiro, tudo se manteve prefeitamente em ordem com os dados que o site forneceu.

Se assistir o vídeo abaixo vai ver o que disse no palco da premiação. O Jornal do Grupo o Globo lançou a notícia que eu elogiei o diretor do Zorra Total. Eles apenas fizeram com a minha frase o mesmo que fizeram com os resultados da premiação. Interpretaram tudo de uma forma um pouco equivocada.




Carpe Diem. Amo vocês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário