quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Rapport.


Desde que me mudei para a casa onde moro atualmente, convivia diariamente, ao mesmo horário, com a mesma cena: uma senhora negra e robusta, como estaria num quadro de Debret, segurando um lindo e felpudo cachorro branco. Sempre cabisbaixa, com sua camisa sem mangas, calças curtas e chinelos.

Até hoje, não faço ideia de onde ela more ou o que faça da vida. Sempre que a vejo, ela está na rua de paralelepípedos, a passear com o tal cachorro. Tampouco sei o seu nome, nem o do cachorro. Mas de tudo o que falei, o que mais me encafifava era a sua postura: cabisbaixa. Talvez por isso remeti a Debret e infiro que nem o cachorro nem onde ela more sejam delas.

O fato é que essa postura a defendia de mim, tão habituado aos “bom-dia”s e “boa-tarde”s que costumo lançar aos vizinhos que encontro pela rua. Sempre que a via, tinha de passar batido, o que reforçava sua imagem debretiana aos meus olhos. Irônico, dado o fato de que, fenotipicamente (no sentido figurado, antes que os geneticistas me crucifiquem), de sinhôzinho eu não tenho nada.

Senti-me desafiado, embora eu não soubesse como reagir.

Até que, certo dia, passava pela rua e a tal senhora estava a conversar com outra. “Boa-tarde”, falei, esperando apenas uma resposta.

Quando as duas me responderam.

Mesmo tendo sido a resposta da debretiana senhora um balançar de cabeça áfono, senti-me contente. Vícios do psicólogo que inda mora aqui.

E o canal foi aberto. Das minhas subidas de ladeira às oito e poucas da manhã com os fones de ouvido troando nos tímpanos, a encontrava com o seu Sancho Pança na coleira:

“Bom-dia!”

“Bom dia.”

E anteontem, voltando do trabalho para casa, a encontro na rua, carregando vocês-sabem-quem. Com os supracitados fones de ouvido a castigar os tímpanos, entoo meu “boa-tarde!” e leio nos lábios dela algo fora do padrão.

Tiro os fones do ouvido.

“Oi?”

E ela responde, vigorosa:

“Nunca mais te vi!”

Explico a ela que agora saio mais cedo de casa. Ela sobe com o alvo quadrúpede. Ponho os meus fones de ouvido e continuo a descer a ladeira.

Com um sorriso besta nos lábios.

Por mais simples que seja o contexto, é muito bom se deparar com um Encontro. Desses com “E” maiúsculo.


Carpe Diem. Amo vocês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário