quinta-feira, 21 de maio de 2009

Dentre tantas outras cousas.

----------------
Now playing on iTunes: Altemar Dutra - Sentimental Demais
via FoxyTunes

Quando criança, havia um velho homem que me agraciava uma grande lição por dia. Com seu vigor adolescente, não ficava quieto por um segundo. Lavava, varria, subia telhado, regava suas plantas, estudava, fazia suas anotações e ainda tinha tempo de ser inegavelmente paciente, carinhoso e atencioso.

Em meio àquelas tardes preguiçosas, entre uma aula de História e outra, com seu português perfeito em grafia e dicção, ele contava-me de suas viagens pelos mares e ensinava-me sobre a importância de olhar nos olhos de alguém, como um sinal de honra, respeito e sinceridade. Ensinou-me também que "ambição" era uma palavra por muitos maldita. Que, sem ela, ainda estaríamos habitando cavernas.

Não concordava com tudo o que proferia... Mas, ao meu ver, era esse o sinal de que eu finalmente estava aprendendo a ser adulto.

Hoje, a criança envelheceu. Saudosa da época em que dispunha de todo aquele tempo livre para ficar somente ali. Ao lado dele. E ele continua lá, regando suas plantas, lendo os seus livros e fazendo suas anotações, me chamando de "descarado" toda vez em faço minhas esporádicas visitas.

Por uma questão de vida-real, não faço nada além de lamentar a relativa distância. O que não quer dizer que ele não esteja sempre comigo.

Mesmo ambicionando isso, não pude olhá-lo nos olhos hoje. Tive que contentar-me com um simples telefonema (e, como usual, minhas felicitações duraram bem menos do que seus conselhos reiterados. Ele sempre questiona o que foi que fiz atinente aos conselhos de nossa última conversa).

Mas meu coração está contigo.


Parabéns, Vovô. Obrigado por manter teu amor tão Leal quanto teu nome.


Carpe Diem. Amo você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário