segunda-feira, 17 de agosto de 2009

I Want You Back.

----------------
Now playing on iTunes: Paul McCartney - Winedark Open Sea
via FoxyTunes

Ponta Negra. Eu tinha 7 anos e cumpria com meu pai a programação de quase todo domingo: caminhar pela praia de uma ponta a outra do orla, subir o Morro do Careca (quem mora em Natal deve calcular quanto tempo isso deve fazer), descer e caminhar até a Barraca da Alice p'ra tomar caldo de peixe.

Durante a caminhada, uma canção que tocava em outra barraca chamou a minha atenção. Era a mesma música que conhecia recentemente, numa versão notadamente distinta.

"Olha, Pai! A música de Michael Jackson!"

E lá vai meu pai explicar que a canção original não era de Michael Jackson. Na verdade, ele havia feito uma versão de algo de 20 anos atrás.

Conheci a tal "música de Michael Jackson" vendo o filme que passou boa parte da minha vida sendo considerado a melhor e mais importante obra do cinema de todos os tempos:


Moonwalker.

A história bestinha de um herói-com-poderes-mágicos-que-com-a-ajuda-de-três-crianças-vence-o-super-vilão-e-salva-o-mundo, é batidíssima. Mas não era, nunca foi e nunca será isso o mais importante do filme.

E isso é óbvio.

O importante era saber onde estavam os clipes mais legais para poder vê-los e rebobinar a fita (eeeita) para vê-los novamente.

E não eram poucos, diga-se de passagem: Bad, Smooth Criminal, Speed Demon, Leave Me Alone... era um absurdo de qualidade técnica e da performance indiscutível d'O Rei.

Se bem que, diferente das outras vezes, comecei pelo final. Para ouvir, agora em outro zeitgeist, a "música de Michael Jackson".

E eu nunca vou me esquecer de como eu ficava embasbacado com tudo aquilo. E de como eu vi Moonwalker de novo e senti o mesmo de 18 anos atrás, quando o mundo todo via aquilo com outros olhos.

De uma época em que uma mulher agarrar na coxa não dizia da depravação de ninguém. Que camisa amarela, camiseta rasgada, jaqueta com penduricalhos e cinturão de campeão de boxe não diziam da homossexualidade de ninguém. Que crianças no backstage não diziam da pedofilia de ninguém.

Ah, vocês lembram da canção que eu me referi no começo?



Era "Come Together".


Carpe Noctem.


P.S: gostaria de agradecer a meu irmão Luiz Victor, de 7 anos, fã de Michael Jackson, que emprestou-me o DVD do Moonwalker. Amo você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário