quarta-feira, 23 de julho de 2008

For All The Cows.


Aí está ela, o símbolo do povo oprimido:

A vaca.


Sim,ela mesma. “Mu” e tal. Vocês a conhecem.


Vigorosa. Poderosa. Robusta. Um perigo potencial, com seu corpanzil, sua velocidade e seus chifres...


...e, no entanto, tão dócil que alcança facilmente a submissão. Uma corda no lugar certo, e lá está ela: caída, imóvel. Levada para onde quer que bem-entendam.


À mercê.


Mesmo os seus chifres parecem lhe escapar à memória, posto que ela raramente os utiliza como instrumento de defesa. Muito pelo contrário: seus grandes dominadores às vezes os tomam como fossem rédeas. E quando o chifre configura mesmo como perigoso, é arrancado.


Em alguns casos, demonstra hostilidade. Mostra os chifres e corre em direção àquilo que a perturba. Mas todos nós sabemos quão fugaz é uma carreira de vaca.


[Além do que, nunca ouvi casos de vacas cujos rompantes de ódio ao opressor culminassem em outorgá-la ao posto de dona da fazenda.]


Encurralada desde o nascimento. Marcada. Morta para alimentar quem pode, às vezes ainda jovem. Tangida. Obrigada a abaixar a cabeça p'ra poder comer qualquer coisa que a fome encontre. Enfim: a vaca é um bicho sem consciência de todo o seu potencial e do que atingir se assumisse uma postura digna de seu poder e/ou periculosidade.


Que nem a gente.




Carpe Diem. Amo vocês.




[P.S: Não, eu não sou vegetariano. Não, eu não sou filiado a partido algum. E não, eu não acredito que eu tenha sido o primeiro a fazer essa analogia. Eu apenas a fiz.]

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Que texto lindo... Você sabe muito bem como eu me sinto em relação às vacas, né? Risos...
    Saudades do teu senso de humor inteligente!
    Inês Kecível.

    ResponderExcluir